Prefeitura Municipal de Japira através da Secretaria Municipal de Saúde, e do setor de Vigilância em Saúde, faz um comunicado a toda população japirense, que neste período quente e úmido, tem ocorrido aparecimento de escorpião e acidentes. Os escorpiões preferem locais quentes e úmidos e necessitam do fator 4 A, que são elementos para sobreviverem em qualquer ambiente são este: alimento, água, abrigo e acesso. O lixo por exemplo, atrai baratas, que servem de alimentação a este artrópode. Para moradia procuram entulhos, madeiras e se infiltram em redes de galeria de água pluvial, tubulações que ligam banheiro a fossa, que são ambientes mais escuros e úmidos. Para afastar escorpião, é importante que a população cuide dos ambientes residências e pátio de empresa, seja casa, terreno baldio ou pátio de indústria, manter sempre limpo e sem acúmulo de lixo, entulho, folhas secas e resto de matérias de construção. Qualquer buraco seja na parede ou no chão pode ser um bom esconderijo, e até mesmo roupa sujas ou molhadas espalhadas pelo chão podem servi de abrigo para o escorpião. Lembrando que este animal tem hábito noturno e raramente aparecem durante o dia, tornando mais difícil encontrá-lo. Criar galinhas em área urbana para controle de escorpião não tem nenhuma eficácia, são aves tem hábito diurno e o escorpião noturno dificilmente estes animais vão se encontrar. Lembrando que em ambiente de área urbana são espaço pequeno e as fezes da galinha é um reservatório do inseto flebotomíneo (mosquito palha), que transmite a Leishmaniose. Outra informação importante, a descoberta de que o sapo-cururu é um predador natural do escorpião-amarelo, prova que este tipo de anuro (que normalmente visto pela população com certa repugnância) colabora diretamente no controle de escorpião e pequenas serpentes em áreas urbanas. O escorpião é um bicho que não ataca. Na verdade, ele, ele se defende se pessoa colocar a mão ou pisar. O instinto dele é fugir em caso de ameaça. Lembrando em caso de acidente procure imediatamente posto de saúde central para atendimento médico.

Confira dicas para evitar o aparecimento de escorpiões:

1 - Manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, não acumulando entulho como tijolos, telhas, madeiras e lixo doméstico.

2- Aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas frequentemente.

3 - Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, de tanque e de chão com tela ou válvula apropriada.

4 - Colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de baratas, moscas e outros insetos que são o alimento predileto de escorpiões.

5 - Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las.

6 - Andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha, e ao realizar limpeza de quintal.

7 - Manter caixas de gordura bem vedada e fazer limpeza sempre para não atrair baratas, que são alimento ideal para escorpiões.

8 - Retirar materiais inservíveis do quintal (vistoriar esses materiais para não transportar o escorpião para outros locais e se iniciar uma nova infestação) os que ficarem para uso, manter afastados da parede da residência.

• Por:

Última modificação em 31/10/2023