A Prefeitura de Japira através da Secretaria Municipal de Saúde vem comunicar população japirense, que estamos em situação de alerta devido aumento do índice de infestação predial que passou a 1,6 % de imóveis infestado com foco positivo para o mosquito do gênero Aedes aegypti.    Encontramos em período de chuva e calor, que eleva o risco de doenças tropicais como Dengue, Chikungunya e Zika. No verão aumenta mais essa tensão pois a estação mais quente do ano, com período de chuva prolongada, também é conhecida pela intensa propagação do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A combinação entre altas temperaturas, chuvas e quintais com acumulo de recipientes com água parada, favorece o aumento da população do vetor com duplo resultado , em contato com a água das chuvas , os ovos colocados há semanas ou meses  nestes recipientes como calhas, tambor , pneus, prato de vasos de flores, pote de sorvete e copo descartável são alguns exemplo que  podem eclodir e dar origem a milhares de  novos mosquitos .Ao mesmo tempo, com as chuvas  aumenta a oferta de criadouros para fêmeas do Aedes colocarem seus ovos .Quanto maior a quantidade de insetos , maiores são as chances de transmissão dos vírus pelo Aedes. Foi encontrado presença de foco do mosquito dentro dos 9 bairros da cidade. Precisamos redobrar a atenção principalmente os moradores do Centro, Vila laticínio e Vila Esperança fica um alerta. Em visita de levantamento de índice amostral para Aedes aegypti,  foram realizado a coleta de larvas pelos Agentes de Combate Endemia, e as análises de laboratório pela Vigilância Entomológica da  secretaria municipal de saúde, onde foram encontrado focos em piscinas não tratada adequadamente, tambor com armazenamento de água inadequado e lixo derivado recipiente plástico que deveria ser descartado de maneira correta na coleta de lixo reciclado   que muitas vezes estão jogado dentro dos quintais, a grande preocupação nesta estação chuvosa, que isto tem que ser vistoriado semanalmente pelo morador e descartado corretamente para  coleta do  lixo, realizado pela prefeitura. A recomendação principal é eliminar todos os recipientes que acumulem água dentro dos quintais e terrenos baldios.

Última modificação em 10/03/2023