SAÚDE DE JAPIRA AVANÇA NO RANKING DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL.

Japira alcançou o 3° lugar entre os 22 municípios que integram a 19° Regional de Saúde de Jacarezinho e ficou na 31° posição entre os 399 municípios paranaenses.
2° Quadrimestre de 2022.

- O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde - APS, que estabelece as formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada; pagamento por desempenho; incentivo para ações estratégicas e incentivo financeiro com base em critério populacional.

- No pagamento por desempenho, a definição do valor a ser transferido depende dos resultados alcançados no conjunto de indicadores monitorados e avaliados no trabalho das equipes de Saúde da Família e de Atenção Primária (eSF/eAP):
?Indicador 1: proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação. Meta de 2022: 45%;

?Indicador 2: proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV. Meta de 2022: 60%;

?Indicador 3: proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. Meta de 2022: 60%;

?Indicador 4: proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS. Meta de 2022: 40%;

?Indicador 5: proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada. Meta de 2022: 95%;

?Indicador 6: proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. Meta de 2022: 50%;

?Indicador 7: proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. Meta de 2022: 50%.

- O prefeito Paulinho Morfinati, juntamente com a secretária de Saúde Rosimara Siqueira, comemoram o bom resultado alcançado e destacam que isso só foi possível, graças ao trabalho responsável da Gestão e a dedicação dos profissionais das equipes de saúde de nosso município.

Última modificação em 17/10/2022