Á Secretaria Municipal de Saúde de Japira sob gerenciamento da Coordenação do Programa municipal de Combate à dengue e Vigilância Epidemiológica divulgamos 3 casos suspeito de Dengue. Pedimos a colaboração aos munícipes japirenses que redobre, atenção no combate à dengue neste período de chuva, vistoriando suas residências e quintais, toda semana e o cuidado com armazenamento de água da chuva segue as seguintes orientações:

É necessário esgotar completamente o tambor a cada cinco dias, lavar com bucha e sabão para retirada dos ovos;

Manter o recipiente tampado e clorado: a medida é 2 copos de cloro a 10% (500ml) para 200 litros de água ou 2 litros de água sanitária a 2,5%.

Observar, toda vez que for utilizar a água, se há larvas ou mosquitos. Mesmo com o tambor estando bem vedado essa medida é necessária. Caso tenha proliferação, é preciso esgotar a água e clorar imediatamente.

Ao vistoriar o tambor, a orientação é não bater ou movimentar porque as larvas podem se alojar no fundo dos recipientes, dificultando a verificação.

O CICLO DO MOSQUITO

No momento da coleta da água, o mosquito deposita os ovos e pode se manter assim até um ano, mesmo com o local seco. Caso o tambor seja novamente cheio após esse período, mesmo bem vedado, acontece a proliferação. Por isso, esses cuidados são de extrema importância. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os riscos do armazenamento incluem o fato de que o ciclo do mosquito pode ser adiantado em três dias se houver ovos. Contamos com a colaboração de toda população ao exercer esses cuidados, assim como os demais: não deixando garrafas, pneus e outros recipientes com água parada. Essa luta é de todos nós.

Última modificação em 12/04/2022