A PREFEITURA DE JAPIRA ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIVULGA ORIENTAÇÃO SOBRE HÁBITOS E PREVENÇÃO NO CONTROLE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

As fêmeas de Aedes aegypti restringem seus hábitos hematófagos aos horários diurnos. Seus picos de maior atividade acham-se, geralmente, situados no amanhecer (entre 7h30 e 10h) e no período da tarde, antes do anoitecer (entre 15h30 e 19h), mas ataca o homem, e por vezes animais domésticos, a qualquer hora do dia. É durante a picada que o mosquito, injetando a saliva infectada, transmite doenças como Dengue, Zika e Chikungunya ao hospedeiro (homem). À noite, embora raramente, podem ser oportunistas, atacando o homem se este se aproxima de seu abrigo. O hábito diurno também é o demonstrado pelos machos, que seguem as fêmeas em seus abrigos domiciliares e Peri domiciliares, para efetuarem a cópula e obter substâncias açucaradas em flores.

Prevenção:

A manutenção do quintal e conscientização da população são fatores essenciais para a prevenção contra à dengue. Dentre os riscos, tampar ou vedar locais que sirvam de criadouros para o mosquito, a exemplo: ralo de banheiro, caixa d?água, caixa de passagem de água de pia, suspiro da fossa, e outros são medidas que impedem o avanço da doença. Além disso, eliminar recipiente como latas, copos descartáveis, sacolas plásticas, entulho de construção, garrafas, pneus e outros.

Última modificação em 01/04/2022