A Secretaria Municipal de Saúde de Japira ressalta importância de toda população em fazer o controle do mosquito como um abito diário.

A Secretaria Municipal de Saúde de Japira ressalta importância de toda população em   fazer o controle do mosquito como um habito diário,  sem contar que há  vários fatores ambientais, como os climáticos, que não conseguimos controlar, e isso favorece a proliferação não só do Aedes aegypti como de outros animais que precisam do calor e da chuva, o aumento do volume de resíduos gerados por atividades humana como recipientes e material plástico que acumula água, também é propício para a disseminação. Além disso, a velocidade de movimentação urbana da população e de cargas de materiais favorece o deslocamento do inseto para diferentes lugares dentro da cidade. Para conter a proliferação do mosquito, a (SMS) orienta que a população monitore o quintal ao menos uma vez por semana, elimine qualquer tipo de recipiente e lixo que venha acumular água, que possa ter no local para que o mosquito não prolifere nesses espaços.

Medidas de prevenção

O site dengue.pr.gov.br lista outras medidas essenciais para conter a proliferação das larvas:

? Não deixe água parada. Destrua os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve;
? Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva;
? Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana;
? Lave o suporte de garrafão de água mineral sempre quando fizer a troca.                  mantenha vedado quando não estiver em uso;
? Mantenha os vasos de plantas limpos e coloque areia até a borda;
? Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado;
? Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados;
? Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas;
? Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas;
? Guarde baldes e vasos de plantas em local coberto, com a boca para baixo;
? As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo;
? Mantenha a piscina sempre limpa, mesmo sem uso. Use cloro para tratar a água e filtre periodicamente;
? Limpe e nivele as calhas. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água;
? Mantenha caixas d?água, cisternas e poços fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria;
? Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água;
? Coloque objetos que acumulam água num saco plástico, feche bem e jogue no lixo: tampinha de garrafa, casca de ovos, copos descartáveis e outros;
? Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em    sua residência ou estabelecimento comercial.

Última modificação em 09/03/2022