À Secretaria Municipal de Japira divulga orientações aos munícipes japirenses.

Sob gerenciamento da Coordenação do Programa municipal de Combate à Dengue o Agente de Combate Endemias atua na promoção e prevenção à Saúde, a equipe atua para evitar a reprodução do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. As ações acontecem por meio de visitas às residências e demais estabelecimentos, executadas pelos agentes de combate às endemias, que também atuam com a educação em saúde, eles explicam conceitos sobre Aedes aegypti, que também transmite a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, como ele se reproduz, o que fazer para evitar com orientação sobre vigilância à água parada em pneus, garrafas, potes de sorvete, baldes, calhas etc. Como manter os quintais limpos, e dicas sobre outros cuidados. A única forma de combater os focos do mosquito transmissor é evitar água parada. Você sabia que, segundo estatísticas do governo federal, 80% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências em lixo recipientes plásticos garrafa latas? Armazenagem de água da chuva de forma incorreta pode ser criadouros do mosquito da dengue. Deixar recipientes de plantas no quintal com água parada, ou esquecer vãos em ralos e caixa da água são algumas das principais razões que fazem dos ambientes domésticos verdadeiros criadouros do mosquito.

Confira a seguir como combater os focos do Aedes aegypti na sua casa:

1 ? Recipientes que acumulam água, como baldes e garrafas, devem estar sempre virados para baixo.

2 ? Encha com areia os pratos dos vasos das plantas.

3 ? Mantenha a lixeira sempre tampada, com o lixo devidamente armazenado em sacos plásticos fechados.

4 ? Caixas d?água devem permanecer tampadas. Se houver alguma rachadura, troque-as.

5 ? Mantenha os ralos dos banheiros pouco usados tampados. As tampas dos vasos sanitários devem permanecer fechadas e com água sanitária.

6 ? Limpe as calhas regularmente, não as deixando entupir

7 -- Não acumule água em varandas ou lajes.

8 ? Livre-se dos pneus velhos. Você pode devolvê-los no local onde foram comprados ou guarda em local coberto para que não junte água.

9 ? Se você tem piscina em casa, não se esqueça de tratar a água com cloro. No caso de piscina de plástico, além de tratar a água, é importante mantê-la tampada.

10 ? Os bebedouros de animais domésticos devem ser lavados com água e sabão regularmente.

Última modificação em 01/03/2021