A Secretaria municipal de Saúde através do setor de controle de endemia busca maneiras de orientar a população no cuidado de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela deve ser redobrado.

Todas estas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, muito comum em áreas urbanas. A reprodução do mosquito acontece em água limpa ou suja e parada. Grande parte dos focos do Aedes está dentro de casa, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e ambientes vizinhos. Para prevenir, é preciso combater. Com 10 minutos por semana confira dicas de tarefas que vão eliminar os focos:

? Limpar e nivelar calhas
? Guardar baldes e vasos vazios com a boca para baixo
? Evitar plantas que acumulem água
? Manter caixas d?água, cisternas e poços fechados
? Lavar bem ao menos 2 vezes por semana vasilhas de alimentação de animais
? Descartar lixo e entulhos em local adequado, não em terrenos baldios
? Guardar pneus em local coberto
? Manter a lixeira externa sempre com tampa e protegida da chuva
? Tampar os ralos e vasos sanitários
? Manter a piscina sempre limpa e tratada semanalmente com cloro
? Não acumular água nas lajes.

Após o período de chuva seja o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa da água que fica parado em diversos tipos de recipientes, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Rondas e vistorias de 10 minutos por semana nos quintais, terrenos baldios ou áreas externas das casas são suficientes para reduzir bastante os possíveis criadouros do mosquito.

Última modificação em 17/11/2020