A Prefeitura Municipal de Japira e a Secretaria Municipal de Saúde adverte:

A epidemia de Dengue passou, mas o problema está longe de ser resolvido, e não é hora de abaixarmos a guarda em relação a prevenção e cuidados diários. Engana-se quem pensa que a prevenção contra a o Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika,Chicungunya e Febre Amarela deve ser feito somente no verão. No outono e agora, principalmente no inverno, devemos intensificar os cuidados e prevenções.

Segundo o Ministério da Saúde, apesar de o mosquito não sobreviver muito tempo no inverno, pois não resistem a temperaturas próximas aos 15 graus , as larvas e os ovos do mosquito passam a ter um metabolismo mais lento nesse mesmo período, mas logo que a temperatura aquece, voltam ao normal e se proliferam muito rapidamente.

Todos devem estar atentos aos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti para não deixá-lo nascer. Esse cuidado deve ser adotado também no ambiente de trabalho, bem como residências, pois o mosquito é mais ativo durante o dia.

É aconselhado fazer vistorias periódicas, mínimo 1 vez por semana, fazendo um ?chek list? a serem observados para não acumular água parada. Os locais devem ser limpos para a retirada de possíveis focos.
Sugestões de locais para a vistoria e chek list:
-Verificar se as caixas d''''água estão bem tampadas;
- Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados;
- Manter os vasos sanitários com a tampa abaixada;
- Guardar garrafas, latas e baldes com a boca virada para baixo ou encaminhar o material para a coleta seletiva;
- Verificar bromélias e outras plantas que acumulam água;
- Preencher os pratos de vasos de flores com areia;
- Colocar uma colher (de sopa) de água sanitária a cada litro de água onde a água não pode ser totalmente removida, e que não seja para consumo, como ralos e vasos sanitários não usados com frequência;
- Guardar pneus em locais secos e cobertos;
- Manter as lixeiras externas bem fechadas;
- Limpar ralos;
- Calhas ;
- Reservatórios de água da geladeira;
- Lavar o pote de água do seu animal de estimação com escova.

Última modificação em 23/07/2020