Mutirão Carnaval sem dengue.

Com o intuito de prevenir e orientar a população, a Prefeitura de Japira, através da Secretaria Municipal de saúde realiza o mutirão Carnaval sem dengue, todos Contra o mosquito, nos dias 18 a 21 de Fevereiro. A equipe de Vigilância em Saúde, Saúde da Família, Departamento de Obras e Urbanismo são direcionados estrategicamente em diversos pontos da cidade com a missão de orientar e realizar trabalhos de prevenção e remoção. Para auxiliar ao combate à dengue em estado de alerta para não ocorrer uma possível epidemia no município de Japira. A Prefeitura está intensificando as ações do mutirão realizado no município pelos Agentes de endemia, Agente Comunitário de saúde e equipe do departamento de obras, realizam bloqueios de controle de criadouros e remoção.   A participação da população é fundamental.

ATENÇÃO RECEBA BEM OS PROFICIONAIS QUE ESTARÃO REALIZANDO TAIS AÇÕES!!!

O que é Dengue?

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

Ações simples podem evitar o mosquito:

• Pneus velhos devem ser entregue ser entregues ao serviço de limpeza urbana ou guardado em locais coberto.
  • usando areia grossa em pratos de vasos de flores;
  • jogue no lixo tudo o que acumula agua. Ex tampas de garrafas , casca de ovos , latas , copos descartáveis . plásticos de cigarro etc.
  • virando de boca para baixo garrafas vazias;
  • tampando as caixas de água, etc.
  • usar tela  de proteção nos suspiros de fossa;
  • na geladeira retire a bandeja externa e lave-a com agua e sabão;
  • tire folhas tudo mais que possa impedir a passagem da água pelas calhas

Em caso de suspeita da doença, entre em contato imediatamente com a unidade de saúde  e jamais utilize medicação por conta própria.

Locais e dias de ações das equipes:

Laticinio: dia 18

Vila Esperança:dia 18