Açoes contra a dengue

A vigilância Entomológica, através do setor de endemias do nosso município, realizou nos dias 4 a 8 de março, o segundo Lia (levantamento de índice rápido por amostragem), este levantamento traz para nós um diagnóstico dos índices de infestação predial do nosso município, ou seja, a quantidade de imóveis que estão com presença de larva do mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika.

Durante estes quatro dias     foram feitas coletas de material, que são as larvas depois analisadas em laboratório, chegamos aos resultados de acordo com os parâmetros do ministério da saúde, nosso município encontra em condição de alerta quando, a este índice de 1,1 % de infestação predial (São imóveis com presença de larva do Aedes).

A equipe do controle de vetores da Secretaria municipal de Saúde estará utilizando no trabalho de campo uma nova ferramenta parra pesquisa, a metodologia por ovitrampas com objetivo de monitorar a população do mosquito Aedes aegypti, estimar a quantidade de insetos em uma determinada área. Serão instalados a cada 9 quarteirão 1 armadilha, a cidade de Japira possui 121 quarteirões serão no total 15 armadilhas em determinadas residências em vários pontos da cidade.

Armadilhas de oviposição: são depósitos de plástico, na cor preta, com capacidade de 800ml de água, contendo uma palheta de Eucatex para coletar as oposições das fêmeas.

Atenção população, Japirense este trabalho só será realizado pelo agente de endemias do município de Japira, tanto na instalação como no recolhimento, destes matérias dentro de 4 dias uteis.

A prefeitura está fazendo a sua parte e pedimos que você faça tua também. A luta contra o mosquito da Dengue é uma parceria entre o poder publico e todo cidadão Japirense.

Dengue mata!! Então não deixe mosquito nascer, não descarte lixo em vias pública e terrenos baldios, mantenha seu quintal limpo.

• Por:

Última modificação em 18/03/2024