Por meio do programa Casa Fácil, na modalidade Escritura na Mão/Morar Legal Paraná, a Cohapar regularizou os imóveis e garantiu o direito à propriedade para 102 famílias da Vila Nova, Vila Esperança e do Distrito Novo Jardim, do município de Japira. A documentação foi entregue aos beneficiários nesta quarta-feira (3) em um evento realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. A titulação recebeu investimento estadual de R$ 72,4 mil e foi custeada com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.
\r\nCoordenado pela Cohapar e vigente desde 2019, o programa contempla um conjunto de medidas jurídicas e sociais que conferem às famílias a posse e o direito legal sobre a moradia. Nessa modalidade, os municípios interessados indicam as áreas passíveis de regularização. Após essa etapa, a Companhia contrata uma empresa especializada via licitação, a qual fica responsável por todos os trâmites até a entrega da matrícula averbada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis. O processo é feito sem custos para o público com renda de até três salários mínimos.
\r\nO auxiliar de produção Jamilto Lopes da Silva, de 63 anos, que esperou mais de quatro décadas para viver esse momento, não esconde a alegria de ter a documentação no próprio nome. “É muito gratificante, porque foi uma coisa que a gente lutou a vida inteira. E isso dá um futuro melhor né, podemos pensar em aumentar a casa, arrumar bem certinho, porque agora é da gente”, disse.
\r\nPara a comerciante Adriele Ferreira de Brito, 34 anos, a titulação trouxe segurança para a família e valorização ao bairro. “É uma garantia muito grande ter o imóvel regularizado e documentado. E traz muitos benefícios, o bairro tem mais valor, o lugar tem mais utilidade e garantia para nós. Era um sonho de todos do bairro Novo Jardim, estamos realizados mesmo”, frisou ela.
\r\nEstiveram presentes na cerimônia o prefeito de Japira, Paulo José Morfinati; o deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli; o presidente da Câmara de Vereadores Municipal, Alekisson Michel Tomazi; a secretária de Assistência Social do município, Maria Claudia Moreira Dos Santos Silva; o coordenador do Escritório Regional da Cohapar de Cornélio Procópio, Vagno Valério Orias; além de outras lideranças locais.
Japira