.

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00

Administração - Sexta-feira, 05 de Julho de 2024

Em Japira, 102 famílias recebem títulos de regularização fundiária pela Cohapar

Por meio do programa Casa Fácil, na modalidade Escritura na Mão/Morar Legal Paraná, a Cohapar regularizou os imóveis e garantiu o direito à propriedade para 102 famílias da Vila Nova, Vila Esperança e do Distrito Novo Jardim, do município de Japira. A documentação foi entregue aos beneficiários nesta quarta-feira (3) em um evento realizado em parceria com a Prefeitura Municipal. A titulação recebeu investimento estadual de R$ 72,4 mil e foi custeada com recursos do Fundo de Combate à Pobreza.

\r\n

Coordenado pela Cohapar e vigente desde 2019, o programa contempla um conjunto de medidas jurídicas e sociais que conferem às famílias a posse e o direito legal sobre a moradia. Nessa modalidade, os municípios interessados indicam as áreas passíveis de regularização. Após essa etapa, a Companhia contrata uma empresa especializada via licitação, a qual fica responsável por todos os trâmites até a entrega da matrícula averbada e registrada no Cartório de Registro de Imóveis. O processo é feito sem custos para o público com renda de até três salários mínimos.

\r\n

O auxiliar de produção Jamilto Lopes da Silva, de 63 anos, que esperou mais de quatro décadas para viver esse momento, não esconde a alegria de ter a documentação no próprio nome. “É muito gratificante, porque foi uma coisa que a gente lutou a vida inteira. E isso dá um futuro melhor né, podemos pensar em aumentar a casa, arrumar bem certinho, porque agora é da gente”, disse.

\r\n

Para a comerciante Adriele Ferreira de Brito, 34 anos, a titulação trouxe segurança para a família e valorização ao bairro. “É uma garantia muito grande ter o imóvel regularizado e documentado. E traz muitos benefícios, o bairro tem mais valor, o lugar tem mais utilidade e garantia para nós. Era um sonho de todos do bairro Novo Jardim, estamos realizados mesmo”, frisou ela.

\r\n

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Japira, Paulo José Morfinati; o deputado estadual, Luiz Claudio Romanelli; o presidente da Câmara de Vereadores Municipal, Alekisson Michel Tomazi; a secretária de Assistência Social do município, Maria Claudia Moreira Dos Santos Silva; o coordenador do Escritório Regional da Cohapar de Cornélio Procópio, Vagno Valério Orias; além de outras lideranças locais.