JAPIRA CONTINUA COM A CAMPANHA SÁBADO DA FAXINA, NÃO DÊ FOLGA PARA O MOSQUITO DA DENGUE E AO ESCORPIÃO

JAPIRA  CONTINUA COM A CAMPANHA SÁBADO DA FAXINA, NÃO DE FOLGA PARA  O MOSQUITO DA DENGUE E AO ESCORPIÃO

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE  DE JAPIRA  JUNTOS COM O  COORDENADOR MUNICIPAL DO PROGRAMA NACIONAL DE COMBATE DE ENDEMIAS  A VIGILÂNCIA SANITÁRIA E OS AGENTES COMUNITARIOS DE ENDEMIAS ORIENTA:

A DENGUE  PODE MATAR!!!  FAÇA SUA PARTE!!!

O PERIGO AUMENTOU, DENGU, ZIKA ,CHIKUNGUNYA E FEBRE  AMARELA.

O CUIDADO TAMBÉM DEVE AUMENTAR!!!

AS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI AUMENTARAM: DENGUE ,  ZIKA, CHIKUNGUNYA E FEBRE AMARELA . E JÁ FOI CONSTATADO  A RELAÇÃO DO VIRUS ZIKA E A MICROCEFALIA EM BEBES. ELIMINAR OS CRIADOUROS  DO AEDES AEGYPTI É A MELHOR PREVENÇÃO!!! SEM ÁGUA PARADA, O MOSQUITO NÃO SE PRODUZ E VOCÊ FICA LIVRE DESSAS DOENÇAS.

ALGUMAS MEDIDAS QUE  AJUDAM A ELIMINAR QUALQUER FOCO DO MOSQUITO DA DENGUE NA SUA CASA.

1. GARRAFAS PET E DE VIDRO: DEVEM SER EMBALADAS E DESCARTADAS CORRETAMENTE NA LIXEIRA ,EM LOCAL COBERTO OU DE BOCA PARA BAIXO.

2. LAJES: NÃO DEIXEÁGUA ACUMULAR NAS LAJES. MANTENHA-AS SEMPRE SECAS.

3. RALOS: TAMPE OS RALOS COM TELAS OU MANTENHA-OS VEDADOS, PRINCIPALMENTE OS QUE ESTÃO FORA DE USO.

4. VASOS SANITÁRIOS: DEIXE A TAMPA SEMPRE FECHADA OU VEDE COM PLÁSTICO.

5. PISCINAS: MANTENHA A PISCINA SEMPRE LIMPA, USE CLORO PARA TRATAR A ÁGUA E FILTRE PERIODICAMENTE.

6. COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR ? CONDICIONADO : ATRÁS DA GELADEIRA EXISTE UM COLETOR DE ÁGUA. LAVE ?O   UMA VEZ POR SEMANA,  ASSIM COMO  AS BANDEJAS DO AR- CONDICIONADO.

7. CALHAS: LIMPE E NIVELE  MANTENHA ? AS SEMPRE  SEM FOLHAS E MATERIAS  QUE POSSAM  EMPEDIR  A PASSAGEM DA ÁGUA.

8.CACOS DE VIDROS NOS MUROS : VEDE COM CIMENTO OU QUEBRE TODOS OS CACOS QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA.

9. BALDES E VASOS DE PLANTAS VAZIOS: GUARDE-OS EM LOCAL COBERTO, COM A BOCA PARA BAIXO.

10. PLANTA QUE ACUMULAM ÁGUA: EVITE TER  BROMELIAS E OUTRAS PLANTAS QUE ACUMULAM ÁGUA , OU RETIRE SEMANALMENTE A ÁGUA DAS FOLHAS.

11. CAIXA DE ÁGUA CISTERNA E POÇOS:  MANTENHA-OS  FECHADOS E VEDADOS,  TAMPE COM TELA AQUELES QUE NÃO  TÊM TAMPA PRÓPRIA.

12. OBJETOS QUE ACUMULAM ÁGUA: COLOQUE NUM SACO PLÁSTICO FECHE BEM E JOGUE CORRETAMENTE NO LIXO.

13.VASILHAS PARA ANIMAIS: OS POTES  COM ÀGUA PARA ANIMAIS DEVEM SER MUITO  BEM LARCADOS COM ÁGUA CORRETAMENTE E SABÃO NO MÍNIMO DUAS VEZES POR SEMANA.

14.PRATINHOS DE VASOS PLANTAS : MANTENHA- OS LIMPOS E COLOQUE AREIA ATÉ A BORDA.

15.LIXO , ENTULHOS E PNEUS VELHOS : ENTULHOS E LIXO DEVEM SER DESCARTADOS CORRETAMENTE, GUARDE OS PNEUS EM LOCAL COBERTO OU FAÇA  FUROS PARA NÃO ACUMULAR ÁGUA .

16. LIXEIRA DENTRO E FORA DE CASA: MANTENHA A LIXEIRA TAMPADA E PROTEGIDA DA CHUVA. FECHE BEM O SACO PLÁSTICO.

VERIFIQUE SE ONDE VC MORA HÁ POSSÍVEIS FOCOS DO MOSQUITO E AO ESCORPIÃO.

CONTRA ESCORPIÃO A PREVENÇÃO É  A MELHOR SOLUÇÃO!!!

NÃO ACUMULAR ENTULHOS COMO:  TIJOLOS, TELHAS E GARRAFAS VAZIAS, MADEIRAS NO FUNDO DO QUINTAL,  TERRENOS BALDIOS OU ÀREAS LIVRES,  SEMPRE LIMPAS.