Ação da Vigilância Sanitária e Agente de Endemias do Município de Japira inicia Captura escorpiões amarelos e mapeamento de áreas infestadas.

Equipes da Vigilância em Saúde do município de Japira faz iniciou na noite desta segunda feira   dia 01/07, uma ação direcionada à identificação de focos e à captura de escorpiões amarelos no centro de Japira que se espalhara por toda cidade. A atividade, inédita e pioneira, decorre de uma série de relatos de pessoas que dizem ter avistado os animais na região esse trabalho consiste em levantamento e mapeamento das regiões mais infestadas dessa forma será possível desenvolver uma ação mais efetiva.

Os órgãos responsáveis admitem que os casos de presença do escorpião amarelo aumentaram nos últimos anos. O artrópode não é nativo de nossa região e apareceu pela primeira vez em 2014, sendo considerado, hoje, ?domiciliado? Japira. Na prática, significa que não é possível exterminá-lo do ambiente, mas com a ajuda da população e possível haver um controle.

O trabalho também consiste uma parceria com a população que são os maiores parceiros no combate, em nosso município a um grupo de moradores que trabalham na eliminação desse animal peçonhento alertamos também sobre a picada que pode ser fatal para pessoas doentes e idosas e crianças com baixo peso caso algum morador seja picado procurar o posto de saúde imediatamente.

Em dois dias de captura foram capturados 20 animais e outros 12 foram eliminados esse trabalho continuará sendo feito, mas precisamos muito da ajuda e colaboração da população.

Segue algumas ações que podem ajudar na eliminação do escorpião.