Secretaria Municipal de Saúde inicia Campanha Outubro Rosa em Japira

Para alertar as mulheres sobre a importância da realização de exames de rotina, do diagnóstico precoce e da adoção de uma vida saudável como forma de prevenção do câncer de mama, a Prefeitura Municipal de Japira através da Secretaria de Saúde realizou a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa no município.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (03) no Centro Social, onde foi realizada uma palestra para as mulheres e homens que fazem parte do grupo da terceira idade - Feliz Idade. Os profissionais da saúde abordaram a importância do diagnostico precoce, formas de prevenção, tratamento e alertaram quanto à realização dos exames de rotina.

O prefeito Walmir Wellington da Silva esteve presente no evento e falou da importância de se realizar palestras de orientação do diagnóstico precoce da doença. "Sabe-se que mulheres entre 50 e 69 anos são naturalmente mais propensas ao desenvolvimento do câncer de mama. Por isso, é importante a mulher conhecer o próprio corpo e buscar o serviço de saúde periodicamente, o que facilita o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. A maior defesa das mulheres é a prevenção, que representa, em muitos casos, a chance de um diagnóstico, com grande possibilidade de cura," disse o prefeito.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima-se que, em 2017, o Paraná registre 3,7 mil novos casos de câncer de mama. No Brasil, esse número chega a quase 58 mil casos. Em 2016 houve 1.010 mortes em decorrência do câncer de mama feminino no Estado. No entanto, quando detectado precocemente as chances de cura chegam a 95%.

Apesar disso, mais da metade das idosas considera desnecessário fazer os exames. No Paraná, a busca pela mamografia cresceu nos últimos anos, mas o número aumentou muito em faixas etárias sem recomendação. No ano passado foram feitas quase 317 mil mamografias no Estado ? 122 mil em mulheres fora do grupo prioritário, ou seja, abaixo dos 50 e acima dos 69 anos.

Fora da faixa etária, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros, ou com histórico familiar em parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha. Além dos exames periódicos, a adoção de hábitos saudáveis também contribui para a prevenção do câncer.

Estima-se que 28% dos casos de câncer possam ser prevenidos por mudanças na alimentação e inclusão de atividade física no cotidiano.