Secretaria de Esportes realiza primeiro campeonato de pipas em Japira

Brinquedo presente na infância de muitas crianças, a pipa - também conhecida como papagaio ou pandorga - será tema de um divertido evento que acontecerá no Estádio Municipal Arnaldo Forbeck no próximo sábado (15). O campeonato promete reunir as famílias e proporcionar uma manhã de muito lazer no cartão postal da cidade. As inscrições poderão ser feitas na hora do evento que tem horário previsto para começar às 8:30h.

O evento tem apoio da Prefeitura de Japira e está sendo realizado por meio da Secretaria de Esportes. O objetivo do campeonato de pipas segundo o secretário de esportes, Ademir da Silva Pindoka é resgatar o lazer "off-line", além de promover e resgatar a cultura popular por meio de um brinquedo artesanal desenvolvendo uma atividade recreativa.

A expectativa de acordo com o secretário de esportes é de que muitas crianças, jovens e adultos participem da competição e apresentem suas pipas para concorrer à medalhas nas categorias: Maior pipa, menor pipa, pipa mais bonita, competidor mais velho e competidor mais novo. "Haverá premiação para adultos e crianças, lembrando que, para que a pipa seja validada, será necessário que permaneça ao menos 5 minutos no ar", explicou Pindoka.

Todo tipo de pipa será permitida, no entanto, haverá uma rigorosa fiscalização para impedir o uso de cerol. O competidor que estiver fazendo uso do artificio nas linhas será automaticamente desclassificado.