Secretaria da Saúde de Japira inicia Campanha de Multivacinação

Iniciou nesta segunda-feira em Japira (11) e segue até dia 22 de setembro a Campanha Nacional de Multivacinação. Durante a campanha serão oferecidas vacinas da rotina com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais. A campanha tem o objetivo de contribuir para a redução de algumas doenças e, manter o controle de patologias.

Crianças e adolescentes de até 15 anos devem ser levados à unidade de saúde para verificação da caderneta de vacinação, e se necessário à atualização das vacinas.

No próximo sábado (16) haverá plantão na sala de vacinas, Dia D da vacinação, e uma equipe de enfermeiros estará atendendo durante das 08 h ás 17h30min para facilitar o acesso da população à campanha.

CARTEIRINHA - É importante que, ao comparecer à unidade de saúde, os responsáveis não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação, se houver, e um documento oficial da criança.

ADIAR - Em caso de doenças febris graves é recomendado adiar a vacinação até a melhora do quadro. O uso de alguns tipos de medicamentos também exige o adiamento da aplicação das vacinas e deve ser informado ao profissional da unidade. Com exceção da febre amarela e da tríplice viral, as vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

Confira as vacinas que fazem parte da campanha:

Crianças:
BCG (tuberculose); Hepatite B;Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras doenças bacterianas);VIP (poliomelite injetável);VOPb (poliomielite oral);Rotavírus humano;Pneumocócica 10 valente (meningite, pneumonia, otite,sinusite e outras doenças bacterianas);Meningocócica C conjugada (meningite);Febre amarela;Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);Tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada);DTP (difteria, tétano e coqueluche);Hepatite A;Varicela;

Adolescentes:
Hepatite B;Febre amarela;Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);dT (difteria e tétano);dTp acelular (difteria, tétano e coqueluche);Meningocócica C conjugada (meningite);HPV (papiloma vírus humano).

Edição: Mariza Oliveira