Projeto Feliz Idade oferece atividade diferenciada para idosos de Japira


Projeto Feliz Idade oferece atividade diferenciada para idosos de Japira

Com objetivo de incentivar a prática de atividades físicas entre os idosos, a prefeitura de Japira em parceria com a secretaria municipal Assistência Social e o CRAS, está desenvolvendo várias ações no sentido de promover saúde aos idosos, melhorando a qualidade de vida.

As ações desenvolvidas pelas secretarias valorizaram o idoso e melhoraram sua qualidade de vida através de atividades físicas monitoradas, caminhadas leves pela cidade, alongamentos, jogos, danças, entre outras atividades que favoreçam o desenvolvimento pessoal, a auto-estima e o apoio mútuo dos componentes do grupo.

O Centro de Referência e Assistência Social - CRAS atende atualmente oitenta idosos que se reúnem duas vezes por semana no Centro Social, para realizar atividades desenvolvidas especificamente para o grupo.

Para o secretário de Esportes Ademir Pindoka praticar exercícios físicos monitorados na terceira idade é extremamente importante. "Com o passar dos anos perdemos massa muscular, flexibilidade, força, equilíbrio, massa óssea e aumentamos a gordura corporal. Existe uma série de modificações nos diferentes sistemas do organismo, seja na composição corporal, muscular, cardiovascular, pulmonar, neural ou de outras funções orgânicas que sofrem alterações, além do declínio das capacidades funcionais e modificações no funcionamento fisiológico. Por isso, a prática de exercícios físicos é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar de todas as pessoas, principalmente da terceira idade", explica o secretário.

Os avanços tecnológicos, a nova forma de tratar da saúde e a facilidade de acesso às informações tem modificado a sociedade e trouxeram uma expectativa de vida superior àquela esperada por muitos, e cada vez mais os idosos passam a somar uma porcentagem ainda maior, representado uma parcela significativa da população. O Brasil está envelhecendo.

Atualmente, muito se discute sobre as questões associadas à velhice e inúmeras são as alternativas que buscam inserir estes indivíduos em diferentes espaços sociais, visando uma melhor qualidade de vida. Uma das formas de inserção da pessoa idosa na sociedade é através da formação de grupos de convivência, nos quais a pessoa dessa faixa etária encontra espaço para desenvolver várias atividades.

O grupo de convivência procura fortalecer o papel social do idoso e visa a construção de um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

Edição: Mariza Oliveira

SECRETARIAS
DADOS DA PREFEITURA
75.969.881/0001-52
MUNICIPIO DE JAPIRA
ENDEREÇO
AV ALEXANDRE L DOS SANTOS, 481
Centro - Japira/PR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Manhã: 08:00 as 11:30
Tarde:13:00 as 17:00
E-MAIL/TELEFONE
contato@japira.pr.gov.br
(43) 3555-1401