Prefeitura de Japira em parceria com o Sindicato Rural de Ibaiti realizam curso de Olericultura Básica para pequenos produtores

A Prefeitura de Japira em parceria com o Sindicato Rural de Ibaiti realizou na semana passada, o curso de "Planejamento da Produção de Olerícolas", uma capacitação profissional voltada para pequenos produtores e trabalhadores rurais da APROPIA - Associação dos Produtores do Pico Agudo de Japira, que entregam alimentos da Agricultura Familiar produzidos no município à SEED através do programa PNAE estadual. A capacitação tem o objetivo de qualificar os produtores para elaboração de planejamento básico do cultivo desde o plantio até a comercialização por meio da análise de informações da propriedade e da produção.

O curso com carga horária de 40 horas aconteceu no útimo final de semana, na propriedade da senhora Maria José França, localizada no Assentamento Marimbondo. Treze produtores participaram da capacitação. A instrutora do SENAR, Milena Pierotti Euzébio, ensinou a analisar, avaliar, tomar as melhores decisões, colocando a técnica e a criatividade a serviço da produtividade e da lucratividade.

O planejamento é a etapa mais importante de qualquer empreendimento, e deve ser a primeira etapa a ser desenvolvida na produção de olerícolas. O grande número de espécies, cultivares e as grandes possibilidades do mercado consumidor fazem com que a organização de dados e das atividades da propriedade seja essencial para o sucesso econômico do empresário rural.

Os produtores puderam aprender os conceitos para praticar a rotação de culturas e elaborar o planejamento de suas propriedades, buscando informações do mercado consumidor, escolhendo as olerícolas para o cultivo, realizando a rotação de culturas com a classificação das hortaliças por famílias botânicas e agrupamentos comerciais.

Para o Secretário de Agricultura Alex Blanco, a parceria capacita os produtores rurais e periurbanos do município na produção de olerícolas, e visa à obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e de menor agressão ao meio ambiente.