COMBATE AO ESCORPIÃO EM JAPIRA CONTINUA INTENSIFICADO

COMBATE AO ESCORPIÃO EM JAPIRA  CONTINUA INTENSIFICADO

No dia 14/03 recebemos  a presença da Médica Veterinária Drª Fernanda Fernandes Nogueira e do Biólogo Marcos Antônio Batista, ambos da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, onde em parceria com a Vigilância Sanitária do Município representada pelo agente João Inocêncio Gomes, realizaram uma reunião com representantes de alguns setores da Prefeitura e a população em geral, principalmente proprietários de imóveis onde foram encontrados focos do escorpião.

Foram  feitas orientações de condutas sobre a captura e o perigo que esse aracnídeo pode causar a população,  bem como  a melhor forma de manter o escorpião longe de nossas residências e manter os  nossos quintais limpos e organizados.

Os agentes de endemias e agentes de saúde continuam orientando a população, e  a vigilância sanitária tem feito vistorias nos locais onde foram encontrado os animais, animais estes que após serem  capturados são enviados para a Secretaria de Saúde em Curitiba onde é feita a análise para saber a espécie e classe de risco.

Estamos tomando todas as medidas possíveis,  mas a melhor forma de prevenção é a colaboração e a conscientização  da população em manter sempre limpas suas residências, dessa forma não combateremos apenas o escorpião mas também outros tipos de insetos que transmitem doenças, como por exemplo a dengue.

A Vigilância Sanitária  e a Secretaria de Saúde estão em alerta e a disposição de toda a população, para orientações.  Enfatiza o agente João Inocêncio.